"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos.
Cozinhar com zelo é um ato de amor!
Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas, um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial.
Boa culinária não é para os fracos de coração. É para as mentes criativas! Corações fortes! As coisas podem ate dar errado, mas não deve deixar ninguém definir os seus limites a partir da sua origem. O único limite é a sua alma."

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Bolo com cobertura de pudim de chocolate



"O boca doce é bom é bom é,
diz o avô e diz o bebe...
o boca doce é bom é bom é!"

Quem não se lembra de cantarolar esta musica em plenos anos 80 quando um avô trazia um pudim de presente para o neto/a , havia o avô que tentava roubar o pudim ao neto, ou ate o neto que tentava roubar o pudim ao avô. Todos eles bem divertidos e carregados do espírito dos anos 80.

Os pudins Boca Doce existem desde o ano de 1955 e atravessaram assim varias gerações existindo ainda em muitas cozinhas portuguesa, em variadíssimos sabores tais como ananás, caramelo, morango, flan, baunilha e chocolate, todos eles bem saborosos e grandes rivais dos pudins El Mandarin que também dominaram a década de 80.

Ao longo das decadas cada dona de casa ao preparar as suas sobremesas com estes pudins, tentava de alguma forma dar-lhes um toque especial ou inventava receitas onde eles sem duvida nenhuma nunca as deixavam ficar mal.

Depois deste bla-bla-bla todo descobri lá em casa dois pudins Boca Doce de chocolate, que foram direitinhos para a cobertura de um bolo, e so posso dizer que cada fatia pedia Bis...



Bolo:

#6 ovos (claras separadas)
#100 gr de vaqueiro bolos
#1 e 1/2 chávena de açúcar
#1 lata de leite de coco
#1 chávena de farinha (usei a tipo 55)
#1 chávena de amido de milho
#1 colher sobremesa de fermento em pó

Batem-se as claras em neve. Reservar.

Numa taça batem-se as gemas com o açúcar ate obter uma massa branca e fofa. Adiciona-se a vaqueiro e bate-se mais um  pouco enquanto se vai adicionando o leite de coco. Peneira-se a farinha com o amido de milho e o fermento e envolve-se lentamente alternando com as claras em neve. Verte-se para uma forma ( a vosso gosto) previamente untada e vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 50 minutos ou até estar cozido.

Enquanto isso, mais ou menos a 10 minutos do bolo estar cozido, preparei a cobertura.

Em 1/2L de leite dissolvi o conteúdo de 2 saquetas de pudim Boca Doce de chocolate (sim leram bem 2 saquetas em 1/2L de leite) e levei ao lume ate engrossar um pouco. Deixei arrefecer mexendo de vez em quando para ficar macio.

Deixei o bolo arrefecer um pouco e por cima espalhei o pudim. Levei ao frio.




O bolo ficou muito macio e húmido, 

Fica a deixa!

5 comentários:

  1. Magui, Magui mas que delicia é esta? E que dizer dessa cobertura? Adorei a ideia!Tive mesmo de vir aqui "babar " ups espreitar esta tua receita e vou levá-la comigo,


    beijinho e bom fim de semana (que seja tão docinho como este bolo)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Maguy,
    Que delicia de bolo, sugestão perfeita para o fds prolongado, certamente será lembrado.
    Beijo, Bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Perfeito, hummmmmmmm...!
    Adoro esse tipo de bolo, arrasou com essa cobertura, delícia total!

    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  4. Ai que bolinho tão bom!!! Nota-se a textura fina e a cobertura só pode estar maravilhosa! Por acaso também tenho um pudim desses cá em casa e lembra-me da minha infância :)
    Beijinhos, lindona!

    ResponderEliminar
  5. Ouvi o vento e a música
    Procurando um porto na madrugada
    Ouvi a chegada de um navio
    Julguei sentir uma voz amada

    Meu Armando, meu amor...
    Uma criança jogando lama ao meio dia
    Embrenhada e perdida na alma
    Com rimas colorindo pálpebras de nostalgia

    Doce beijo

    ResponderEliminar