"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos.
Cozinhar com zelo é um ato de amor!
Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas, um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial.
Boa culinária não é para os fracos de coração. É para as mentes criativas! Corações fortes! As coisas podem ate dar errado, mas não deve deixar ninguém definir os seus limites a partir da sua origem. O único limite é a sua alma."

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Empadão de peixe


Bom dia pessoas lindas!

Se tem comida que os meus filhos gostam muito lá em casa é empadão... mas eu raramente faço porque o meu marido não gosta de puré... melhor dizendo... se poder haver outra coisa então não faças puré...

Mas no final de semana, apeteceu-nos (a mim e ás crianças) comer empadão de peixe... e foi o que fizemos, estava uma delicia mesmo!


# 4 postas de peixe ao vosso gosto (eu usei pescada)
#3 cebolas médias
#1 tomate
# 2 folhas de louro
#1 ramo de cheiro verde a gosto (usei tomilho, tomilho limão, salsa, coentros, manjericão, salvia, segurelha e oregãos)
#20ml de azeite
#4 dentes de alho
#1 pimento
#sal e pimenta a gosto
# 1 knorr peixe

Coze-se as batatas e o peixe. Quando estiverem cozidas separam-se do peixe. Faz-se um puré de batata com leite, manteiga, pimenta, e noz moscada, até obtermos a consistência desejada.

Num tacho, rega-se o fundo com o azeite, picam-se as cebolas finamente, bem como os alhos, o louro e as ervas aromáticas, por esta altura o azeite está quente, adicionam-se os ingredientes picados, e enquanto douram um pouco lasca-se o peixe. Refresca-se o refogado com o tomate picado, junta-se pimento tb ele picadinho e o knorr. Junta-se o peixe lascado e envolve-se bem. rectificam-se os temperos e chegou a hora de  montar o empadão. Num pirex previamente untado com manteiga, deita-se metade do puré, por cima adiciona-se o peixe e tapa-se com o restante puré, ao qual damos uma cor com uma gema de ovo. Por fim leva-se ao forno pré aquecido a 180º ate estar douradinho.


4 comentários:

  1. Olá Masguy,
    Ótima receita, gosto muito de receitas com peixe, foi sem dúvida uma saborosa refeição,
    Ótima semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Hummmmm...que delícia amiga!
    Iniciar a semana com essas imagens deliciosas bom demais!

    Um grande bjo amiga e excelente semana junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  3. Olá Maguy: nunca fiz empadão com peixe,pois aqui em casa quem não morre de amores pelo "bicho"... sou eu. No entanto, o teu está com ótimo aspeto, com a bonita cor douradinha por cima e se até as crianças gostaram é sinal de que estava delicioso mesmo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. O meu marido também tem dessa coisas ;)
    Está douradinho e maravilhoso o teu empadão, eu quero!!!
    Beijinhos, boa semana :)

    ResponderEliminar